- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Para esta segunda-feira, 13/01, a previsão é de "SOL COM MUITAS NUVENS A NUBLADO COM CHUVA DE MANHÃ. TARDE E NOITE COM TEMPORAL", e 87% de probabilidade de chover 15 mm, conforme o site CANAL RURAL
Entre às 07h01min de ontem dia 12 de janeiro, até às 07 horas desta segunda-feira (13/01), choveu 17,5 mm na sede do município de Ichu, na região sisaleira da Bahia, conforme leitura realizada na Rua Eliene Darck, no centro da cidade.
A forte chuva que caiu em Araci neste final de semana trouxe resultados diversos para a cidade e a zona rural. Enquanto a precipitação trouxe alívio ao calor e esperança para agricultores, também gerou alguns problemas na infraestrutura urbana e em comunidades do município. Na sede, um poste caiu devido à intensidade da chuva e ventos, causando transtornos e risco para os moradores próximos. Além disso, o calçamento e o asfalto em diversas ruas apresentaram sinais de deterioração, expondo a fragilidade de algumas vias diante das condições climáticas adversas. Na zona rural, os efeitos da chuva foram ainda mais marcantes.
O Rio do João Vieira transbordou, provocando cheia e chamando a atenção dos moradores pela força das águas. No Assentamento Vale do Itapicuru, a água transbordou pela ponte, deixando a comunidade impressionada com o volume e a velocidade da correnteza. Apesar dos desafios, a chuva trouxe benefícios significativos. A Defesa Civil está à disposição para emergências pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.
Fortes ventos em Serrinha causam transtornos e prejuízos neste sábadoOs fortes ventos que atingiram Serrinha na tarde deste sábado, 11, provocaram alguns transtornos e prejuízos.
Uma árvore caiu na entrada da Urbis, interditando um dos acessos para o bairro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Já no Shopping Serrinha, a telha de uma casa de eventos também caiu, indo para o passeio que fica no estacionamento do estabelecimento.
Vídeos também mostram telhas sendo arrancadas de residências na zona urbana e na zona rural. Um poste no canteiro central da BA-409 também caiu com o vento.
Segundo o INMET, as chuvas devem permanecer em Serrinha pelo menos até a próxima terça-feira, 14.
O secretário de Meio Ambiente de Serrinha, Diego Tomaz, informou que o local onde a árvore caiu já foi sinalizado, e a mesma será removida.
Na tarde desta sexta-feira (10/01), uma forte chuva atingiu o município de Serrinha, causando diversos transtornos. A grande quantidade de água registrada em um curto período de tempo provocou alagamentos em várias partes da cidade. No bairro Colina das Mangueiras, um carro foi arrastado pela correnteza com seu proprietário ainda dentro do veículo. O homem conseguiu sair do carro, apesar de estar com a água na cintura. Felizmente, ele não sofreu ferimentos, embora tenha enfrentado prejuízos materiais significativos.
Árvores tombaram próximo a Estação Ferroviária de Barrocas - Foto Eraldo Ferreira |
Na tarde deste sábado (11) de janeiro, voltou a chover no município de Barrocas no Território do Sisal, interior da Bahia. Desta vez a chuva veio acompanhada de ventos fortes, que causaram estragos tanto na sede quanto na zona rural. As primeiras informações indicam que menos cinco árvores tombaram em diferentes localidades, trazendo preocupação à população.
Na sede do município, o comerciante Júnior do Bloco alertou sobre os perigos após uma árvore cair e quebrar um fio da rede elétrica. “Quando a árvore tombou, o fio se partiu, deixando um grande risco para quem passa por aqui. É necessário ter cuidado para evitar acidentes”, alertou o comerciante ao presenciar a cena.
O dentista Aurion relatou outro incidente próximo à estação ferroviária. “A ventania derrubou duas algarobas aqui próximo à linha férrea na estação", informou ele ao comentar sobre a situação. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas a força do vento assustou moradores.
Árvore que tombou no Povoado do Tigre e toldo que ficou sobre quiosque em Nova Brasília - Imagens Reprodução |
Além da sede, na comunidade do Tigre, moradores também relataram quedas de árvores. “Aqui, os ventos foram tão fortes que derrubaram uma árvore grande bem próximo da estrada. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas foi um susto enorme”, afirmou uma residente na localidade.
Em Nova Brasília também ventou forte, o comerciante Tata da Verdura falou sobre o impacto do vento em sua localidade. “O vento foi forte aqui na povoado de Nova Brasília também, acabou jogando um toldo no quiosque aqui ao do meu. Foi mais ou menos um minuto de vento. Eu estava em cima da minha casa, no segundo andar, e desci correndo para a casa de meu pai ” relatou, destacando o susto que levou.
As autoridades locais devem iniciar os trabalhos para remover as árvores e restabelecer a normalidade, especialmente em áreas que ainda enfrentam riscos por fios de energia rompidos.
A seca no Nordeste, historicamente, é motivo de muito sofrimento, muitos sertanejos lutam diuturnamente para evitar a morte dos animais pela falta d’água e do alimento. Contudo, um vídeo viralizou nesta sexta-feira, 10, onde um cidadão que fez lembrar o dito popular “não sabe se rir ou se chora”.
O homem narra a passagem de uma forte correnteza na região do sertão de Canudos, no Nordeste da Bahia, com muita satisfação, porém, intercala lamentando por algumas cabras sendo levadas pelo Riacho do Mandacaru e ele não pode fazer nada. Veja o vídeo publicado no Instagram Canudos Acontece.
Já na Região da Canabrava na zona rural de Tucano, moradores lamentam ao ver uma vaca ameaçada de ser levada pela correnteza e as galinhas de uma moradora das margens do riacho.
Do
As equipes de secretarias e órgãos do Estado seguem monitorando a situação das chuvas que atingem a capital baiana e diversos municípios do interior, neste fim de semana, viabilizando apoio à população afetada. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h deste domingo (12), houve registro de ocorrências em 49 cidades baianas, sendo a maioria com alagamentos. Os municípios de Jaguaquara e Maiquinique decretaram situação de emergência.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário