MESTRE CORDELISTA VALDIR CAVALCANTE DIVULGA SEU PROJETO NAS ESCOLAS DE TUCANO

O Mestre Cordelista Valdir Cavalcante este divulgando seu Projeto nas escolas municipais de Tucano, em especial nas escola Dr. Theotonio Martins (29/08/2024) e Zélia de Brito (05/09/2024). Professores e Alunos tiveram uma aula de cordel, citações poéticas e relatos da vida e obra deste tucanense que escreve em poesia de cordel sua vida de seus familiares e da sociedade.

O Projeto se propõe a homenagear o Mestre, Valdir Cavalcante, professor, escritor, cordelista, poeta, apresentador de programa cultural de rádio e vivenciador dos saberes e fazeres da cultura literária vem desde criança, aos oito anos, fazendo literatura de cordel. 

O Poeta, Valdir Cavalcante, esteve também na manhã de sábado, dia 12 de julho de 2024 na emissora de rádio, Tucano FM, onde ocupou o espaço do programa Cangalha Cultural do ancora, Luiz Santana e falou aos ouvintes sobre este projeto da confecção do documentário em sua homenagem. 

O Projeto foi contemplado pela lei Paulo Gustavo e tem o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal e Secretária Estadual da Cultura do estado da Bahia.

A literatura do poeta Valdir é única e seus livros descreve da história a atualidade do município de Tucano, do território sisal, do interior da Bahia e da cultura nordestina.

A proposta aqui em questão é fazer uma homenagem e dar maior visibilidade as obras e feitos destes saberes e fazeres do mestre Valdir através da literatura e programa de rádio na emissora rádio comunitária de Tucano.

A Proposta de homenagear, fomentar, divulgar e reproduzir algumas das mais de 10 obras já publicadas, ações e atividades que deem ao mestre Valdir a amplitude de levar cada vez mais suas valiosas obras literária, livro a comunidade local, regional, estadual e nacional, através de sua participação direta na comunicação (radio comunitária local), na educação (em escolas públicas e privada), na cultura (através de eventos, feiras e festas que envolvam direta e indiretamente a literatura).

Será produzido um documentário em média- metragem com duração de no mínimo 15 minutos.

Comentários