SAMU em Araci: Um Pilar Essencial no Atendimento Emergencial

Índios Kiriris se destacam na II Festival Artesãos em Movimento de Teofilândia

Destaque dos índios kiriris de mirandela de Banzaê, Marlene e Lorival no II Festival Artesãos em Movimento na cidade de Teofilandia na Bahia.

Marlene com o Mulheres Indigenas Kiriri Artesanato e Lorival com o projeto Raízes Kiriris trouxeram a feira de artesanato um brilho especial com a cultura dos povos indigenas de Banzaê.

O Evento começou no dia 28 (sexta) e termina o dia 30 (domingo) de junho de 2024 na Praça da Vila em Teofilândia o II Festival Artesãos em Movimento.

O evento com a organização de Cristiane Sousa agregou as atividades culturais com tendas do  de Artesanato da Agricultura Familiar .

O II Festival Artesãos em Movimento que acontece na  Praça da Vila consegue conciliar Cultura, Agricultura Famíliar e os cuidados com os animais.

Alem das barracas o Palco garantiu apresentações culturais de diversos segmentos das artes. 

Produzindo ações de capacitação realizada por estes índios na aldeia, o projeto promove um impacto coletivo da iniciativa cultural que envolva o grupo de artesãos kiriri de banzãe com a rede produção e confecção do artesanato indígena Kiriri. Através de Lorival e seu grupo realiza mostra, exposição, vendas, intervenções artísticas pedagógicas de artesanato, roda de conversa e apresentação da dança do toré, remetida na sociedade, levando os artesanatos dos índios kiriris de Banzaê a ser conhecido e adquirido por um público preferencialmente estudantil das escolas públicas municipais, estaduais e federais com as particulares e feiras de artesanato.

As Mulheres Indigenas Kiriri Artesanato é um grupo produtora de artesanato indígena kiriri que se reúnirá uma vez por semana para avaliar, planejar e produzir artesanatos com objetivo de comercializar. Os trabalhos já realizado são planejados e as capacitação fazem os artesanatos para garantir e estoque e planejam e realizam a mostra e comercialização das peças nas feiras livres, feiras de artesanato, festejos e em visita as escolas pública e particulares. eAs Mulheres Indigenas Kiriri Artesanato, Mestras, Griô, do saberes e fazeres, aplicará da metodologia das culturas populares, indígenas e griô, aulas, cursos, oficinas, roda de conversa, contação da historia kiriri, dança do toré e venda do artesanato. 

A politica cultural dos índios kiriri é a preservação e os mesmo promovemos no impacto sócio cultural, pedagógico educacional coletivo da iniciativa cultural respeito e cuidado com a natureza, onde os artesanatos por exemplo são confeccionados apenas com matéria prima reciclada a exemplo dos Chaveiros (Confeccionado em Aro de Aço, Arame, em fio de pidoba do licuri tecido artesanalmente e recolhido das  partes da palha do licuri de forma autossustentável, sem danificar mesma, com sementes de mucunam e angico, recolhida no solo da mata, também sem causar danos ao ecossistema e apenas de aves recolhida também nos solo as matas oriundas, que se desprendem naturalmente das aves nos ninhos e nas copas das árvores). 

Os Projetos dos índios Kiriris foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo e tem o apoio financeiro do Ministério da Cultura e Secretária de Cultura da Bahia.

Comentários