- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Bahia registrou mais sete casos da chamada varíola dos macacos neste sábado (27). Foram três casos em Salvador, dois em Lauro de Freitas, um em Teixeira de Freitas, e um em Itabela. Com isso, o estado passa a ter 52 casos confirmados da virose. A maioria, 38 casos, tem como origem Salvador. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Além desses registros já foram anotados um caso nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Cairu, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Juazeiro, Maracás, Mutuípe, Teixeira de Freitas e Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificado 95 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial. A varíola dos macacos, Monkeypox, é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.
A doença causa febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e exaustão. A infecção tem sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, dor de cabeça, dor das costas e fraqueza.
O aparecimento das bolhas começa entre um e três dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário