VITORIA E BAHIA GANHAM PARTIDAS NO CAMPEONATO BAIANO 2017


Kieza faz dois e Vitória estreia com triunfo no Campeonato Baiano 2017

por Edimário Duplat
Uma estreia com pé direito para o Leão. Mesmo jogando sob o forte calor de Juazeiro, o Vitória mostrou um bom futebol e derrotou a Juazeirense por 2 a 1 neste domingo (16), pela primeira rodada do Campeonato Baiano 2017. Com dois gols de Kieza, o clube rubro-negro conseguiu o seu segundo triunfo em jogos oficiais da temporada, fazendo os três primeiros pontos pelo campeonato estadual.

A partida se iniciou com os visitantes não tomando conhecimento do adversário e abrindo o marcador logo nos primeiros minutos. Aos 4, David faz pela jogada e toca para Kieza, que livre apenas abre o marcador no Adauto Moraes. Com a vantagem, os rubro-negros passaram a valorizar o resultado com um bom domínio de bola, deixando a Juazeirense com pequenos lances de efeito na primeira etapa. 

Entretanto, o forte calor de Juazeiro impediu o jogo de evoluir, com as duas equipes apresentando um futebol aquém do esperado e fazendo um jogo morno na primeira etapa. O Cancão teve uma boa chance apenas aos 35, quando Patrik chuta forte de fora da área e a bola passa perto do gol. Apesar de melhorar ao final da etapa, o Juazeirense não consegue reproduzir isso em resultado e o jogo vai para o intervalo com 1 a 0 para o Leão da Barra.

No segundo tempo, o Vitória volta a complicar logo nos primeiros momentos. Entretanto, os donos da casa melhoram a sua marcação e também criam bons lances. Com isso, aos sete, Nem faz bom cruzamento para Sassá, que acaba cabeceando para fora da meta de Fernando Miguel.

A juazeirense melhorou o seu posicionamento, mas o Vitória seguia melhor com suas oportunidades e não teve dificuldades de ampliar a vantagem. Aos 22, após cobrança de escanteio, a bola sobra para Kieza chutar no canto e fazer o seu segundo gol no confronto. Com o resultado adverso, a Juazeirense diminuiu o ritmo e deu mais espaço para o Leão, que passou a pressionar na busca por mais um tento na partida. 

Apesar da pressão dos visitantes, um erro do ataque do Vitória fez a Juazeirense diminuir nos minutos finais. Sozinho no ataque, Danilo Bala vence Fred, dribla o goleiro rubro-negro e faz a festa da torcida do Cancão de Fogo. Minutos depois, Juninho também teve boa oportunidade para o empate, mas acaba parado pelo goleiro e com a marcação de impedimento.

Agora, a Juazeirense volta a campo na próxima quarta-feira (1), quando enfrenta o Jacobina no Estádio José Rocha. Já o Vitória volta para o Barradão, onde recebe o Vitória da Conquista na próxima quinta (2), pela segunda rodada do Baianão 2017.
 
FICHA TÉCNICA
Juazeirense x Vitória
Campeonato Baiano – 1ª rodada
Data: 29/01/2017
Horário: 16h (da Bahia)
Local: Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro
Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (BA)
Assistentes:  Adailton José Jesus da Silva (BA) e José Carlos Oliveira do Santos (BA)
Gols: Kieza (2), Danilo Bala
Cartão Amarelo: Geferson, Waguinho, Michel,  Uilian Correia

Juazeirense:  Tigre; Michel, Emerson, Waguinho e Marquinhos Bahia, Capone, Patrik (Danilo Bala), Ávine e Alisson (Nem); Sassá e Júnior Chicão. Técnico: Quintino Barbosa.

Vitória: Fernando Miguel, Leandro Salino, Fred, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia, Gabriel Xavier (Pisculichi) (Paulinho) e Cleiton Xavier;  David, Kieza


Em Pituaçu, Bahia vence o Jacobina e inicia o Campeonato Baiano como líder

por Ulisses Gama
O Bahia começou de forma positiva a sua participação no Campeonato Baiano. Dentro do estádio Metropolitano de Pituaçu, o Esquadrão não teve dificuldades para vencer o Jacobina na noite deste domingo (29) por 2 a 0. O meia Zé Rafael e o volante Juninho marcaram os gols tricolores.
 
Com o resultado, o Esquadrão soma 3 pontos e ocupa o primeiro lugar do estadual por causa do saldo de gols. A equipe comandada pelo t volta a jogar na próxima quarta-feira (1º), contra o Jacuipense, em Riachão do Jacuípe.
 
O JOGO
 
Com um time muito modificado em relação a primeira partida da Copa do Nordeste, o Bahia teve os primeiros minutos do jogo com maior posse de bola, mas com muitas dificuldades diante da marcação da equipe do interior.
 
O setor ofensivo tricolor conseguiu criar uma boa oportunidade aos dez minutos, quando Eduardo recebeu no lado direito, cruzou para a área e a bola sobrou com Gustavo, que finalizou em cima da defesa.
 
Zé Rafael abre o placar para o Bahia
 
Aos 14 minutos, o Esquadrão marcou o seu primeiro gol na temporada de 2017. Edson, roubou a bola avançou e deu ótimo passe para Zé Rafael. Livre na grande área, o camisa 18 ajeitou e bateu com força para fazer 1 a 0. O segundo gol quase foi marcado um minuto depois. Após jogada de linha de fundo, Eduardo cruzou e Gustavo cabeceou por cima da meta.
 
O Bahia seguiu em busca do gol. Aos 29, Zé Rafael avançou pelo lado esquerdo e tocou rasteiro para Renato Cajá, que dominou e bateu em cima dos defensores do Jacobina.Jean vacila e quase cede gol ao Jacobina
 
Dominado em campo, o Jacobina quase chegou ao empate aos 35 minutos. De muito longe, Marconi bateu com força em direção ao gol. O goleiro Jean rebateu e a bola quase atravessa a linha da meta.
 
Aos 43, após cobrança de escanteio, Éder finalizou e Chitão evitou o segundo gol do Esquadrão. Na sequência, após novo escanteio, Cajá tocou para Edson, que balançou a rede. A jogada, no entanto, foi anulada pela arbitragem.

 
Segundo tempo
 
O Bahia seguiu em busca do aumento do placar no início da segunda etapa. Aos três minutos, Zé Rafael cruzou para Gustavo e o atacante cabeceou para fácil defesa de Chitão.
 
Nos minutos seguintes, o ritmo do jogo caiu juno com as chances de gol. Aos 20, o Esquadrão teve uma boa oportunidade. Após sobra pelo lado esquerdo, Zé Rafael passou para Juninho e o volante chutou por cima da meta.Dois minutos depois, Juninho bateu escanteio fechado e obrigou o goleiro Tiago Chitão a fazer uma grande defesa.

De falta, Juninho amplia o placar
 
O volante Juninho começou a temporada de 2017 mostrando a sua marca de 2016: a bola parada. Aos 30 minutos, o camisa 5 bateu uma falta frontal com categoria e venceu o goleiro da equipe do interior.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Jacobina
Campeonato Baiano - 1ª rodada
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador
Data: 29/01/2017
Horário: 18h30 (horário da Bahia)
Árbitro: Gleidson Santos Oliveira (BA)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias e Carlos Eduardo Bregalda Gussen (BA)
Cartões amarelos: Matheus Sales, Eduardo (Bahia) / Jefferson, Alisson, Madisson, Vitinho (Jacobina)
Cartões vermelhos:
Gols: Zé Rafael e Juninho (Bahia) 

Bahia: Jean; Eduardo, Lucas Fonseca, Éder e Matheus Reis (Juninho Capixaba); Matheus Sales (Juninho), Edson e Renato Cajá; Zé Rafael, Diego Rosa e Gustavo (Hernane). Técnico: Guto Ferreira
 
Jacobina: Chitão, Ademir, Jefferson, Alisson e Caíque, Marcelo, Naldo (Madisson), Vitinho e Marconi; Marcinho (Marcelo Pano) e Peixoto (Dadai). Técnico: Ricardo Silva