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SILVA NETO DIZ: “EU DEVOLVI AS
3 CRECHES DE ARACI (SEDE, PEDRA ALTA E BARREIRA”.
No programa
de rádio desta segunda-feira, dia 26 de setembro de 2016, o atual prefeito do
município, Silva Neto, afirmou categoricamente que devolveu ao governo federal
os recursos das três creches conseguidas pela gestora passada, Nenca.
Com a
justificativa o gestor disse que a obra era superfaturada e por isso devolveu
os recursos para conclusão das creches que seriam construídas em Pedra Alta, Barreira e no
Bairro da Bombinha em Araci.
A grande
pergunta é: em tempos de crise, que falta dinheiro para tudo, em especial a
crise politica e financeira que as prefeituras enfrentam, devolver recursos,
dinheiro, devolver e deixar de construir três novas creches em Araci seria
mesmo a única saída? Seria mesmo a coisa mais certa a se fazer? Seria mesmo o
único caminho para qualquer tipo de impasse ou possível irregularidade nos
projetos das creches?
Araci detêm apenas de
uma Creche, a Marcionília Santina da Silva que foi inaugurada na gestão passada
e esta localizada ao lado do Ginásio de Esportes Rei Pelé.
Depois de muita
espera e ansiedade a noite de quinta-feira (05/2012) foi de muita festa para
professores, coordenadores, pais e alunos da creche Marcionília Santina da
Silva. A inauguração da creche marcou o início de uma nova era para a educação
infantil, a nova creche de uma só vez vai beneficiar 204 crianças da sede do
município de Araci. Membros da direção e professores falaram da alegria e da
emoção daquele momento e o quanto as novas instalações irão ajudar no
desenvolvimento e na aplicação dos trabalhos com as crianças. No palco o
discurso de Maria Edneide Torres Silva Pinho (Nenca) – prefeita – chamou
a atenção quando ela falou sobre os desafios enfrentados por toda sua equipe
para conseguir implantar a creche no município. Nenca Lembrou das várias
viagens aos gabinetes do governo federal para concretizar o sonho de estar
entregando, hoje, a creche à população araciense. “Sei que a luta foi grande, o
empenho de todos que trabalharam comigo foi infalível, mas fico mais feliz
porque a partir de agora Araci tem uma creche moderna e eficiente, um marco
para a educação do nosso município” – disse Nenca.
A creche é prioridade no processo educacional. Essa ideia foi defendida
pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na cerimônia de lançamento do
programa Creche para Todos, da prefeitura de São José dos Campos (SP). O
programa amplia a oferta de vagas em creches e pré-escolas do município a
partir da reestruturação da rede e parcerias com o Ministério da Educação.
“A creche é evidentemente muito importante para as mães que trabalham,
mas é ainda muito mais importante para o desenvolvimento intelectual da
criança, que nessa fase recebe os estímulos decisivos para a vida educacional
futura”, apontou o ministro.
O ministro salientou a importância da inovação no método de construção
das novas unidades, que inicialmente eram licitadas pelas próprias prefeituras
e chegavam a ser entregues pelas empresas em até dois anos. Com a mudança, o
Ministério da Educação passou a definir critérios de excelência para os
projetos, com o apoio do Inmetro na certificação de novos métodos de
construção, e centralizou os pregões eletrônicos. “Nós conseguimos uma redução
de preço em relação ao método anterior em torno de 20%, e o compromisso das
empresas é entregar a creche pronta no máximo em até sete meses”, explicou.
Desafio– Aumentar o número de crianças com acesso à
educação infantil e à aprendizagem no processo de alfabetização são hoje ações
no centro das políticas do MEC. O percentual de crianças de zero a três anos
matriculadas vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, segundo dados
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, há
muito que se percorrer. O problema é mais concentrado entre os 20% mais pobres,
já que nesse estrato o percentual de crianças atendidas é 12,2%, em
contraposição aos 36,3% de atendimento na parcela mais rica da população.
Além do apoio à construção de novas creches, o governo aumentou em 67% o
valor destinado à merenda nesse nível de ensino. Em complemento, entre as ações
decisivas para enfrentar a questão está ainda o Pacto Nacional pela
Alfabetização.
“Estamos concedendo bolsas adicionais de R$ 200,00 aos professores
alfabetizadores, assim como temos 15 mil monitores recebendo auxílio de R$
750,00 para trabalhar prioritariamente na alfabetização. E vamos avaliar todas
as crianças de sete e oito anos para verificar se, de fato, elas estão
aprendendo a ler e escrever”, finaliza o ministro.
CRECHES E PRÉ-ESCOLAS.
Ampliar a
oferta de creches e pré-escolas da rede pública da educação infantil,
voltada a crianças de até cinco anos. Os recursos, repassados pela União para
os Municípios, destinam-se à construção das creches e aquisição de seus
equipamentos e mobiliário.
São cinco
tipos:
Tipo A (Projeto Próprio);
Tipo B (Projeto Padrão, para
atendimento de até 240 crianças em dois turnos);
Tipo C (Projeto Padrão para
atendimento de até 120 crianças em dois turnos);
Tipo 1 (Projeto Padrão, para
atendimento de até 376 crianças em dois turnos);
Tipo 2 (Projeto Padrão, para
atendimento de até 188 crianças em dois turnos).
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