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A ONG Thydewá tem diversos projetos com o
objetivo de empoderar os povos indígenas
Ainda nos primeiros
anos da escola, quando as crianças têm seus contatos iniciais com a história
brasileira, uma das perguntas propostas por muitos professores é “Quem
descobriu o Brasil?”. A esta indagação, é comum que se espere que a criançada
em coro responda “Pedro Álvares Cabral”.
Ao atribuir ao
navegador português a descoberta do país, esta versão dos acontecimentos
desconsidera as estimadas 5 milhões de pessoas que aqui viviam antes da chegada
dos europeus. Para tentar minimizar este e muitos outros desrespeitos à cultura
indígena, a ONG Thydêwá resolveu
criar uma plataforma online para que os índios desenvolvam materiais didáticos
que contem sua história e atualidade.
No site Índio Educa, é possível
encontrar artigos a respeito de diferentes etnias e tribos brasileiras, todos
escritos por indígenas. Os assuntos são diversos, e vão de aspectos históricos
ao cotidiano. ”A época do índio sem voz está terminando. Este projeto tem
o objetivo de empoderar o indígena para dialogar. Trabalhamos em cima dos
preconceitos que existem, como pessoas que acham que eles ainda vivem nus”,
conta o presidente da Thydêwá, Sebastian Gerlic.
A ideia surgiu em 2008,
quando a Lei 11.645 tornou a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e
Indígena” obrigatória no currículo oficial da rede de ensino. Desde então, a
ONG começou a reunir jovens indígenas interessados em produzir material de
apoio a professores e alunos, e o Índio Educa foi lançado em 2011.
“Percebemos uma
carência de material didático para dar subsídio a essas disciplinas. Então,
chamamos indígenas que estão em universidades para formar um grupo de trabalho.
Hoje o site tem 200 matérias provenientes de 10 etnias diferentes”, explica
Gerlic.
O conteúdo do site é
todo em formato de Recurso Educacional Aberto,
com licença Creative Commons. Isso significa que o material pode ser utilizado
e modificado por outras pessoas, como professores que queiram montar um
conteúdo didático próprio.
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